sábado, 16 de julho de 2011

Breaking News 25 do Mundo Nerd


Conceito de design do PlayStation 4 :

Rumores dão conta que a Sony está desenvolvendo a próxima versão do seu console de games, o PlayStation 4. E alguns designers ao redor do mundo começam a sonhar com o novo console, e criar propostas interessantes de como ele poderia ser. Nesse post, você vai conhecer um desses conceitos. Lembrando: esse é um conceito não oficial, ou seja, não é algo que a Sony está desenvolvendo, ou aprove de forma oficial.


Nessa proposta publicada no site Yankodesign, especializado em conceitos e designs de produtos, temos um conceito criado pelo designer Joseph Dumary, que é uma evolução natural do PlayStation 3. O console é construído com 60% de materiais reciclados, seguindo assim uma proposta de produto verde que a própria Sony está desenvolvendo em seus produtos de informática e entretenimento doméstico.

O modelo também conta com um consumo de 0 watts de energia em seu modo standby, além de um recurso chamado ECO Restart, que permite o desligamento completo do console, logo após o jogador salvar o progresso do seu jogo. E, quando o console é ligado, o jogo volta exatamente no ponto onde foi salvo, sem precisar de uma inicialização completa do sistema, reduzindo assim o consumo de energia e prolongando a vida útil do console. 
Além disso, o console pode se desconectar da sua tomada a cada 30 minutos, para utilizar por 5 minutos a sua bateria recarregável. Esse recurso pode ser bem útil para prevenir a perda de dados durante uma queda de energia. Além disso, o console se conecta sem fio a qualquer TV compatível com o modo DPConnect, detectando a resolução mais apropriada para a tela e a melhor saída de som. E tudo isso, em menos de 4 milissegundos.

Outras características desse conceito de PS4: HD de 1,5 TB, compatibilidade com imagens em 3D, DLNA, DPhdmi, 3D Blu-ray (ou Blu-ray “DEUCE”, que armazena 3 vezes mais dados que o disco de Blu-ray tradicional), porta USB 3.0, DPConnect Bravia Synvc, Cloud Saving, TV ao vivo e aplicativos para previsão do tempo e feed de notícias, entre outros. 
Lembrando mais uma vez: o que acabamos de ver é um conceito não oficial, feito por um designer independente, e sem o aval da Sony para se tornar um produto oficial. Mas seria um console bem interessante, não acham?