segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Conheça os perigos da ACTA, a lei ainda mais perigosa que o SOPA e que entra em votação em breve


SOPA, depois de quase gerar uma guerra cibernética e uma das maiores campanhas contra a censura no mundo, teve sua votação devidamente retirada do congresso. Uma verdadeira vitória contra uma lei truculenta que serviria de justificativa para uma tonelada de ações duvidosas das companhias de filmes e gravadoras de música dos EUA.
No entanto, a guerra contra a censura na internet está longe de acabar. O PIPA, projeto de lei irmão do SOPA, continua em pauta — sua votação foi apenas adiada. Mas estamos prestes a enfrentar um problema muito, muito pior: o ACTA.
Anti-Counterfeit Trade Agreement é um projeto para proteger as propriedades intelectuais no mundo todo. Aparentemente, seu primeiro objetivo era proteger bens materiais, como itens medicinais.
No entanto, o Electronic Frontier Foundation demonstra que muitas de suas cláusulas (as que são conhecidas) invadiriam a privacidade e as liberdades civis do consumidor, assim como o comércio legítimo, a inovação e a livre corrente de informação. O ACTA também pode limitar a liberdade de países em desenvolvimento, já que eles não teriam liberdade de escolher as melhores formas de política doméstica e desenvolvimento econômico.
Tumblr da Anonymous News descreve os maiores perigos do ACTA da seguinte forma (“ACTA Facts”):
  1. ACTA é muito mais agressivo do que o SOPA. Ele não vai apenas afetar e bloquear sites da internet — suas medidas incluem ainda a vigilância de qualquer coisa que você troque através de canais privados. Ou seja: sua comunicação pode estar inclusa
  2. O ACTA afetará as áreas da saúde, comércio e até mesmo turismo
  3. O ACTA não é o “SOPA Europeu”. O projeto, se for aprovado, afetará todos os países cujos governos oficializem o apoio
E mesmo com essas informações, as propostas do ACTA não estão abertas para análise do público. O que é realmente perigoso é que quase ninguém sabe o verdadeiro objetivo do ACTA.
O EFF diz (e preste bem atenção nos detalhes):
“O ACTA está sendo negociado por um seleto grupo de países industrializados, fora das convenções internacionais e multi-laterais já existentes sobre a criação de novas propriedades intelectuais, como a World Intellectual Property Organisation e a World Trade Organisation.”
Já começamos numa situação alarmante. O “seleto grupo” está tentando desviar de todas as convenções já existentes!
“Tanto a sociedade civil e países em desenvolvimento estão sendo intencionalmente excluídos dessas negociações. Apesar de as convenções existentes gerarem espaço (limitado, mas ainda assim um espaço) para muitos pontos de vista serem ouvidos e respondidos, nenhum fator externo irá influenciar o resultado das negociações do ACTA.”
De repente, este Ato de proteção às Propriedades Intelectuais afeta tanto o comércio, turismo, desenvolvimento, saúde e até downloads ilegais, sem nem mesmo descrever exatamente como poderá fazer isso. Tudo o que sabemos é que isso inclui — veja bem — a vigilância dos consumidores. Você gostaria de ser vigiado numa ida à farmácia? Alou, George Orwell, você só errou por alguns anos!
O ACTA estava desconhecido até então. Mas com toda a preocupação com a censura gerada nas campanhas contra o SOPA e o PIPA, as pessoas notaram este grande perigo. Na semana passada, os países europeus (incluindo a Irlanda) anunciaram que se juntariam nesta semana agora aos EUA, Austrália, Coréia, Nova Zelândia, México, Jordânia, Marrocos, Cingapura, os Emirados Árabes Unidos e o Canadá, em apoio ao ACTA.
O maior medo do SOPA e do PIPA é que ele afetasse o mundo inteiro. Pois bem, o ACTA afetará. E de uma forma pior ainda.
Como se não fosse o suficiente, este usuário do Youtube fez um vídeo de 15 minutos, onde supostamente confirma que “os grandes segredos” do MegaUpload podem afetar todo e qualquer cidadão americano, além de poder gerar uma caça às bruxas por todo o mundo. Parece um grande exagero, mas a possibilidade está aí:

Conheça detalhes do trailer e rumores de Resident Evil 6!


Capcom chocou (e impressionou muita gente) ao anunciar, na semana passada, Resident Evil 6. Junto com um anúncio, chegou um megaboga trailer de seis minutos, que aparentemente mostrava muito do precisamos saber sobre o novo BiohazardA GameInformer fez uma análise bem minuciosa do vídeo, que o JNN reproduz aqui (com alguns pensamentos e teorias próprias, e removendo as mais redundantes).
Antes de tudo, se você não assistiu, veja aí:
Agora, vamos aos fatos já confirmados pela Capcom.
  • O modo cooperativo voltará, mas não se sabe se será apenas de dois jogadores. Uma entrada na Xbox Live sugere que o modo cooperativo suporte até seis jogadores (fonte)
  • A história acontece 10 anos após o Incidente de Raccoon City, em 2008. Por sinal, é o mesmo ano em que se passa Resident Evil 5
  • O Presidente dos EUA foi transformado em um zumbi, durante um ataque de um grupo bio-terrorista, momentos antes de revelar a verdade sobre o que aconteceu em Raccoon City ao povo do país
  • Os zumbis tradicionais (lentos e assustadores) estão de volta
  • Leon tem uma nova parceira
  • Tall Oaks, a cidade afetada pela nova epidemia do vírus, lembra bastante Raccoon City
  • Chris Redfield estará combatendo bio-terroristas na China (o mesmo grupo que atacou o presidente, talvez?)
  • O lançamento será em 20 de novembro para PS3 e Xbox 360, e a versão de PC chega mais tarde (ou seja, o Wii U está fora, aparentemente)
Agora, vamos às teorias!
Parceira de Leon com consciência pesada
Durante a cena onde Leon e sua nova parceira (que a Capcom nomeou Helena Harper) vêem o presidente transformado, ela demonstra um sentimendo de culpa com o acontecido. Terá sido ela a responsável (mesmo que acidentalmente) por permitir o ataque bio-terrorista
Tall Oaks trazendo o terror de volta
Mais de 90% dos 70 mil cidadãos da pequena cidade foram transformados em zumbis. Isso é um numero gigantesco. Pelo jeito, a Capcom sentiu que a melhor forma de trazer o terror de volta à série é colocar o jogo um ambiente parecido com seus clássicos.
Ingrid Hunnigan de volta
A assistente remota de Leon em Resident Evil 4 pode ser vista no trailer, dando apoio em algum tipo de base.
Zumbis saltadores
Mesmo com os zumbis aparentemente voltando a ser o que eram (lerdos e com gemidos barulhentos), um dos infectados salta em cima de Leon ao chegar muito perto. Pelo que vimos, eles não são rápidos e móveis como os Ganados (de RE4), mas devem possuir algum surto de energia ao chegarem muito próximos.
China está lotada
A população da República Popular da China ultrapassa o número de um bilhão de pessoas, o que representa mais ou menos um sexto da população de todo o planeta. O número potencial de infectados é absurdamente assustador, o que pode realmente causar uma instabilidade psicológica de Chris Redfield, que chega a empurrar os transeuntes em seu caminho. Vamos ver como será essa epidemia na cidade que aparenta ser Shangai.
Javos
Este novo tipo de infectado foi nomeado oficialmente pela Capcom como Javos. No trailer, eles se modificam enquanto correm. Braços esticam, caras explodem, e todo tipo de coisa nojenta do G-Virus acontece durante o combate contra este inimigo.
Chris ainda atrás de vingança
Mesmo com o final de Resident Evil 5, Chris está demonstrando um rancor enorme contra alguém (ou alguma coisa). No entanto, como dissemos lá em cima, tanto RE5 quanto RE6 se passam em 2008. Portanto, o novo jogo pode se passar antes de Chris e Sheva estarem em território africano. Ou seja, o vilão de RE5 ainda pode estar vivo.
Sistema de cobertura
A grande maioria dos games em terceira pessoa dos últimos anos anda usando um sistema de cobertura. Mesmo RE4 e RE5 tinham um sistema mais ou menos definido de cobertura, que não chegava a ser tão útil. Agora, vemos que alguns dos inimigos parecem ser humanos com armas, tornando a cobertura mais importante. No entanto, o trailer nos mostra que os inimigos podem puxar nossos heróis da proteção. A imagem abaixo ainda demonstra um dos Javos puxando Chris da cobertura através de uma boa distância. Ou seja, proteção certa, mas com diversas desvantagens.
Poderia o novo protagonista ser Hunk?
O novo e jogável protagonista masculino aparenta ser um mercenário, com um sangue incrivelmente importante. Tudo indica que alguns anticorpos importantíssimos estão presentes no seu sangue. Mas o cara só está interessado em dinheiro. Muitos estão dizendo que sua aparência é muito semelhante com a do Agente do Serviço Secreto da UmbrellaHunk, que aparece no epílogo de Resident Evil 3. O tamanho do corpo, o cabelo e o rosto são parecidos. Será que esta teoria é válida?
Ashley está de volta
O novo protagonista é acompanhado por uma jovem garota loira, que parece e soa muito como a Ashley Graham de RE4. Pode não fazer muito sentido a filha do presidente estar em campo, mas a garota pode estar atrás de vingança, e teve experiência em sobreviver através da ajuda de Leon. Talvez a transformação de seu pai tenha feito a garota decidir contratar um mercenário para se vingar. Ainda existe a teoria que ela é Sherry Birkin, mas a aparência realmente aponta para Ashley.
Seria este daqui um novo Nemesis?
Mais armas brancas e mais mobilidade
Em um momento do trailer, Leon enterra um machado na cabeça de um zumbi, o que pode indicar o uso de diversas armas brancas (ao invés de apenas a faca). Além disso, podemos ver que Chris desliza para a cobertura, corre por multidões e rolam no chão, enquanto Leon atira com suas costas no chão. Isso não confirma que será possível atirar enquanto se move, mas os novos movimentos demonstram que mobilidade não é o problema.
Inimigos gigantes estão de volta. Mas maiores.
Chris tem um novo parceiro.
Leon está com Helena. Ashley está com o novato. E este daqui é o novo parceiro de Chris. No trailer, ele grita para que Chris esqueça sua vingança. Será que eles possuem um passado? Teria ele alguma ligação com o S.T.A.R.S.?
Novato sem medo
O protagonista novo tem um sangue incrivelmente importante para o mundo, mas em mais de uma cena, pode ser visto tomando grandes riscos, desde socar zumbis na cara até pular em um helicóptero. Terá ele habilidades sobre-humanas como a Alice dos filmes? Ou será ele simplesmente um grande maluco, que se tivesse um uniforme vermelho poderia se chamar de Demolidor?
O que acha? Tem suas próprias teorias? Divida aí conosco!

Assista agora ao vídeo de jogabilidade do game Doctor Who: The Eternity Clock!


Doutor e River Song estão em apuros (mais uma vez). Só que, em vez de ser na série Doctor Who, será no jogo Doctor Who: The Eternity Clock. E agora, podemos ver finalmente a jogabilidade do game, no trailer recém-liberado!
The Eternity Clock será, a princípio, um título da PSN (PS3 e PSVita), já que a versão de PC chegará só depois. Os gráficos não impressionam muito, e o estilo de jogo parece estranho em um primeiro momento. Mas quando lembramos que o Doutor não usa armas, apenas sua ferramenta (a Chave de Fenda Sônica), vemos que o jogo será um puro adventure.
Tanto o Doutor como River Song serão jogáveis. Song, ao contrário do Doutor, não tem receio de usar armas (e de atirar muito bem). Isso faz o JNN crer que The Eternity Clock tem tudo para ser um jogo de plataforma no estilo de Trine, onde o importante é usar as habilidades diferentes dos personagens para ultrapassar os obstáculos. O jogo terá diversos quebra-cabeças, além de passagens que irão exigir a furtividade do jogador.
Confira o vídeo!
Os fãs vão reconhecer vários dos inimigos, como os Cybermen, os Dalekse os SilenceMatt Smith e Alex Kingston estão dublando seus personagens (Doutor e River Song). O lançamento está previsto para março deste ano.

Confira o visual das cidades da segunda temporada de Game of Thrones!


Faltam dois meses e uma semana para a estreia internacional da segunda temporada de Game of Thrones, na HBOA Fúria dos Reis chegará mostrando a tempestade que está assolando Westeros, enquanto Daenerys encontra-se no grande Oriente. O novo vídeo da produção vem justamente mostrar (por pouco tempo) as cidades da série.
É possível ver Qarth, as Ilhas de Ferro,Pedra do DragãoWinterfell (de novo) e até o campo de Craster. O vídeo é bem curtinho, mas dá um belo gostinho do que está por vir.
Lembrando que a segunda temporada estreia em 1º de abril lá fora, e em até duas semanas depois na HBO Brasil.

Colonizadores de Catan ganha versão Star Trek


Um dos jogos de tabuleiro mais simples e respeitados do mundo dos Boardgames ganhará em breve uma versão com a roupagem de uma das séries mais nerds de todos os tempos!Settlers of Catan (que chegou no Brasil como Colonizadores de Catan) vai ganhar uma edição chamada Star Trek Catan.
O lançamento está previsto para março de 2012 (lá fora, é claro). As partidas devem durar pouco mais do que uma hora, de 3 a 4 jogadores.
Apesar de Catan ser um jogo sobre produção e Star Trek uma série sobre exploração, Star Trek Catan parece ter sido um casamento perfeito. A maior diferença (além do visual) são as Cartas de Personagem, com figuras como Kirk, Spock, McCoy, Sulu e muito mais, que dão poderes especiais para quem os tem na sua mão.
Não sabe como é Catan? Quer conhecer o jogo? Então confira aí um megaboga review em português:

Veja novos mega vídeos e detalhes de Mass Effect 3!


Faltam apenas algumas semanas para chegar o demo de Mass Effect 3, e menos de um mês e meio para o lançamento oficial do jogo completo! Enquanto isso, a Bioware libera ainda mais material, e o GTTV apresenta um vídeo com nada menos do que 20 minutos com diversas cenas do game.
Primeiro, vamos aos detalhes revelados pela desenvolvedora. Para começar, a BW está arrumando alguns problemas dos jogos anteriores, enquanto apresenta novas funcionalidades de jogabilidade para ME3. Por exemplo, a viagem espacial incluirá consequências territoriais. Ou seja, se você passar por um território Reaper, eles terão a chance de rastreá-lo, obrigando o jogador a passar por um mini-game e evitar seus perseguidores.
As escolhas e mudanças na história deverão ter um papel muito mais importante no terceiro jogo. Fatores como a morte de personagens em ME1 ou ME2 afetarão o progresso do jogador, como a história é contada e as interações através do universo de Mass Effect. Nada fora do esperado, mas a promessa é que tudo isso seja expandido. Personagens mortos poderão ser substituídos por novos membros, enquanto outros não terão substitutos, e estarão perdidos para sempre.
Agora, as escolhas entre Paragon e Renegade terão um efeito muito mais galático na reputação de Shepard. Antes, as reações eram mais locais. Mas agora, a galáxia inteira está de olho em você e em suas atitudes.
Citadel, o centro do Conselho Galático, foi expandida. Não se sabe se teremos um espaço gigantesco com pouco para fazer (ME1) ou se teremos muito a fazer num espaço bem pequeno (ME2), mas a promessa é que teremos mais lugares para visitar e mais personagens para conhecer. Uma maior interação com a Citadel em si também foi prometida.
Por fim, a Normandy será diretamente afetada pelo progresso (ou pela falta dele) na guerra contra os Reapers. Não se sabe como ela irá mudar, se será apenas na aparência ou se toda a nave e seus tripulantes mudarão de visual ou de comportamento.
Enquanto isso, fique com os vídeos. O primeiro apresenta um pouco mais do single-player, levando Shepard até Marte, local onde a primeira ruína Prothean foi descoberta pelos humanos, levando-os a acelerar sua tecnologia em mais de cem anos e se integrar no Conselho.
O segundo apresenta o grande novo personagem, James Vega. Ele é um novo membro da equipe de Shepard, um fuzileiro da Aliança Humana, e é dublado pelo ator Freddie Prinze Jr.
O terceiro, por fim, é o vídeo completo do GTTV, e traz os dois vídeos acima e ainda mais material em 20 minutos de vídeo.
Mass Effect 3 chega em 6 de março para PC, PS3 e Xbox 360.

Mythbusters vão estrelar uma nova série explosiva!


Adam Savage e Jamie Hyneman são duas das faces mais conhecidas pelos nerds de plantão. Não como estrelas de filme, ou como grandes atores, mas sim os grandes apresentadores do Mythbusters, a megaboga série do Discovery Channel que, através de muita ciência e conhecimento de efeitos especiais, coloca os mais variados tipos de mitos à prova.
Agora, eles irão estrelar numa nova série da Discovery, com a mesma temática — mas sem os mitos. Unchained Reaction é uma série de seis episódios, que colocará dois times com os conhecimentos mais variados — artistas, cientistas de foguetes, especialistas animatrônicos, engenheiros, faz-tudo, etc — um contra o outro. O objetivo? Fazer a reação em cadeia mais elaborada o possível, numa escala massiva.
Ambos os times terão as exatas mesmas ferramentas e materiais, com cinco dias para montar um mecanismo num determinado tema. Os juízes dos times serão Adam e Jamie, que também servem como produtores executivos, e ainda encorajam pirotecnia, grandes movimentos mecânicos e destruição em grande escala. No final dos cinco dias, Adam e Jamie convidam mais juízes para poderem escolher um vencedor.
Não há data marcada para a estreia, mas a produção deve começar em breve. E aí, gostou da ideia?