segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Saiba como os projetos de lei americanos SOPA e PIPA podem acabar com a internet


Mesmo depois de um ano onde a pirataria de games diminuiu muito no mundo inteiro (inclusive no Brasil), ela ainda preocupa várias empresas. Mas algumas empresas, partidos e certos grupos, parecem estar fazendo uma verdadeira tempestade em copo d’água… essa tempestade é dividida com dois nomes, que possuem um mesmo propósito: os projetos de lei americanos Stop Online Piracy Act eProtect IP Act.
Apelidados de SOPA e PIPA, os projetos permitirão que empresas que achem que seus direitos autorais estejam sendo violados possam suspender o serviço de sites. Esteja o site envolvido ou permitindo a violação dos direitos autorais (ou seja, um link errado que seja, até mesmo nos comentários) fará com que o site saia do ar. Sem exigir nenhuma ordem judicial.
Se o SOPA for aprovado, o processo para a chegada e aprovação do PIPA será certo e breve.
Em outras palavras, uma genuína censura. O método de bloqueio por DNSé o mesmo tipo de censura usado na China, no Irã e na Síria.
Isso tornará obrigatório a qualquer provedor e fornecedor de internet a monitorar constantemente qualquer serviço online. Qualquer. Sejam sites de busca, servidores, publicidade, redes sociais… bem, qualquer atividade internética será monitorada o tempo todo, para evitar “qualquer atividade que estimule a pirataria”. E quem falhar em seguir as normas, poderá ter seu site bloqueado, e ninguém terá direito de sequer entrar em negociações com tais sites.
“Mas é só nos Estados Unidos que a lei será aprovada!”, você pode dizer. Só que os EUA já possuem a maior parte da internet do mundo, sejam por serviços oferecidos, ou facilidades de registro, uso e upload que outros serviços do país podem oferecer a todos os outros usuários. Por último, isso pode influenciar outros governos, ainda mais corruptíveis, pelo mundo todo.
Tanto o Google quanto o Facebook declararam que, se esta lei for aprovada, eles irão fechar todos os seus serviços, pelo menos durante algum tempo. As duas empresas, junto com o TwitterEbay, Amazon, Mozilla e a Wikipedia já se mostraram contra os projetos de lei, e também deverão fechar seus serviços durante um bom tempo.
Em suma, os sites e serviços não desapareceriam. Mas teriam de se submeter a uma verdadeira ditadura. Todo e qualquer usuário terá de policiar tudo o que quiser compartilhar. Se não agradar os censores, o site vai para fora do ar. Na pior das hipóteses, as empresas terão carta branca para ir atrás de você e lhe processar. Ou seja, assim como a Ditadura Brasileira fez durante tantas décadas. Num mundo onde compartilhar momentos, amizades, informações, imagens, vídeos e mais é algo tão importante… você pode imaginar o estrago, não é?
É lógico que várias companhias e empresas que podem se beneficiar já declararam seu suporte abertamente. Os justiceiros da Anonymousentraram em ação, e já ameaçaram atacar diversas empresas se elas não retirarem o suporte ao SOPA e o PIPA. Sites como o Go Daddy, e até as empresas de games Electronic Arts, Sony e Nintendo retiraram seu apoio após uma ameaça de boicote em massa.
Abaixo, você confere dois vídeos que explicam exatamente o que está acontecendo. O primeiro é um vídeo americano legendado com apenas 4 minutos de duração, e resume com precisão o que iremos sofrer se os atos forem aprovados. Em seguida, você vê o vídeo muito mais completo do crítico britânico de games , de totais 21 minutos, mas infelizmente sem legendas.
Quer saber agora qual é o maior problema? Os responsáveis pela votação e aprovação dos projetos não sabem usar a internet plenamente, e possuem argumentos de um iniciante no mundo online. As reuniões dos políticos chegaram a admitir que não sabem exatamente o que os atos realmente significam. Os poucos que sabem, e que pediram para levar a discussão para o grande público, não tiveram voz o suficiente para impedir ou esclarecer o que o SOPA e o PIPA representam.
Os atos entram em discussão oficial do Congresso Americano a partir de 17 de janeiro, e a votação no Senado Americano será já em 24 de janeiro. Os políticos espertinhos já adiaram a discussão oficial uma vez, e muitos acharam que o SOPA perderia força. Ganhamos tempo, mas o projeto continua firme e forte.
Para se mostrar contra, você pode fazer diversas coisas. O mais importante, claro, é se aprofundar no que está acontecendo, através deste infográfico do Terra e nos seguintes links:
Em inglês:
Em português:
Além disso, você pode baixar esta extensão do Google Chrome, que o alertará se o site que você está visitando apóia o SOPA e o PIPA. E não esqueça de assinar a petição, que já possui um milhão e cem mil assinaturas, e está quase chegando no número necessário de um milhão e meio. Clique aqui e vamos nessa!

Wizards of the Coast anuncia oficialmente a 5ª edição de Dungeons & Dragons!


4ª edição de D&D, lançada em 2008, foi tanto revolucionária quanto conturbada. As mecânicas conseguiam criar um jogo extremamente equilibrado dentro das regras, sem as abominações que algumas regras furadas da 3ª edição permitiam. Ficou também um pouco mais fácil para os iniciantes jogarem, e em pouco tempo, a 4ª edição só aumentou de tamanho.
Mas a cada novo livro, com regras ainda mais equilibradas e definidas, e material cada vez mais expandido, o sentimento da comunidade de RPG, sejam designers ou jogadores, sejam adoradores da 4E ou gente que mesmo não gostando até jogava, começou a sentir que a edição estava mecânica demais.
O número de livros e suplementos lançados para a 4E entre 2008 e 2012 não chegou nem na metade da enorme quantidade lançada para a 3ª edição, entre 2000 e 2008. Mesmo assim, os desenvolvedores prezavam tanto pelas regras e pelo equilíbrio da mecânica que conseguiram desgastar a edição rapidamente, e a própria Wizards of the Coast, que comprou os direitos de D&D da TSR ainda nos anos 90, admitiu isso.
No entanto, a culpa não é somente da 4E e de suas regras. O declínio nas vendas de todos os sistemas de RPG (exceto os mais independentes, que ficam numa marge de sucesso boa para seu tamanho) vem desde 2005; um declínio lento e firme, mas um declínio mesmo assim.
É por isso que a WotC anuncia oficialmente, hoje, dia 9 de janeiro de 2012, a 5ª edição de Dungeons & Dragons! Quem já estava no fórum oficial de discussão, já sabia que o anúncio estava a caminho. O anúncio oficial da 5E chegou às 13h, horário de Brasília, mas o New York Times fez o anúncio uma hora e meia antes, falando até demais. Os blogs de RPG do mundo todo se revoltaram pela quantidade de material que o NYTimes revelou, visto que todos concordaram em liberar os materiais apenas após o anúncio oficial.
O desenvolvimento da nova edição do sistema será feito em conjunto com os fãs. Todos os desenvolvedores, entre eles o respeitado Monte Cook (que estará no Brasil neste ano!) ficarão constantemente acompanhando o feedback dos fãs, através do fórum de discussão, de pesquisas e simples enquetes. O objetivo é que a criação seja um conjunto de ideias dos jogadores e mestres, assim como um jogo de RPG é o resultado da imaginação conjunta do mestre e dos jogadores.
Para tornar o RPG mais atrativo nesta época de tantos jogos eletrônicos que entregam mundos fantásticos e jogabilidades excelentes, os desenvolvedores querem voltar ao sentimento do RPG de mais de 3 décadas atrás, quando as propagandas na TV de D&D prometiam verdadeiros mundos fantásticos para a sua imaginação. A questão é: como criar interesse nisto nesta época?
Outro problema dos RPGs atuais era o mercado de card games e war games, com miniaturas e cartas, dos quais a 4E até conseguiu abocanhar uma boa parcela de jogadores, mas não conseguiu dosar tanto. Apesar de não expressar obrigatoriedade no sistema, era quase impossível jogar a 4E sem um tabuleiro ou sem miniaturas.
Nada de mal em jogar com minis ou mapas (a maioria até prefere), mas com um sistema baseado em quadrados, era difícil conseguir jogar sem os acessórios. Mais difícil ainda era você usar os acessórios, mas encontrar com a falta de acesso, ou com produtos bem caros aqui no Brasil (devido à importação). Como isso será na nova edição?
Mais um problema da 4E foi também os serviços com seus programas, através do D&D Insider. O acesso aos artigos e publicações sempre foram excelentes, assim como a primeira ferramenta, o Character Builder. No entanto, o Character Builder tornou-se exclusivamente online, ajudando aos usuários de Mac e Linux, mas atrapalhando quem queria acesso ao programa offline. A mesa online, prometida ainda antes do lançamento da edição, viu sua edição alpha de testes só no último ano, e estava deveras capenga.
Os jornalistas especialistas acreditam numa coisa: se tivermos tempo de teste o suficiente, com a forma correta de interpretar o feedback dos jogadores, procurando em primeiro lugar trazer o sentimento de jogo do RPG clássico, a 5ª edição será um verdadeiro tesouro. O medo de alguns se encontra no fato de a Wizards of the Coast querer agradar a todos os tipos de jogadores.
O cenário principal voltará a ser o Forgotten Realms, que será suportado desde o início do desenvolvimento e lançamento do sistema. No entanto, os desenvolvedores avisaram que todo o cenário em qualquer parte de sua história será suportado! Você não precisará jogar desde os eventos mais recentes se não quiser, e pelo menos agora você terá o suporte das regras para fazer isso.
Você pode participar do desenvolvimento de várias formas. Por enquanto, você pode acompanhar os artigos semanais Rule of Three e Legends & Lore e se registrar para participar de futuros playtests (o Brasil não deve estar incluído a princípio). E claro, acompanhar o site oficial, assim como a comunidade oficial da Wizards of the Coast.
O grande propósito da nova edição, assim como sua forma de criação, é fazer com que pessoas novas ou velhas no hobby aprendam ou lembrem do verdadeiro sentimento e da alma de D&D.
O que você acha, nerd rpgista? O que você pensa que deve ter nessa edição? O que tem que se manter ou se adicionar das edições anteriores, e o que precisa sair ou não entrar de volta? Comente aí!
Via NYTimes e ENWorld

DC volta a ficar atrás da Marvel depois do sucesso do reboot


Mesmo com muita gente reclamando — muitos com razão, outros apenas por birra –, o reboot da DC, chamado de The New 52, foi um sucesso estrondoso. A nova série de revistas fez com que a DC dominasse mais da metade do mercado de HQs americanas sozinha durante três meses. Mas desde outubro, ela vem perdendo força, e agora, a Marvel voltou a ultrapassar a Distinta Concorrência.
Só não vá pensando que o The New 52 se tornou um fracasso não. A Marvel está à frente nas vendas em apenas 1%, e das 10 HQs mais vendidas de dezembro de 2011, oito eram da DC, enquanto a Casa das Ideias ficou com duas posições.
Por enquanto, TN52 ainda tem gás, especialmente com as edições deJustice LeagueBatmanGreen Lantern e Action Comics (as mais vendidas do reboot).
Enquanto isso, no Brasil, as revistas da Maurício de Souza Produções vendem muito mais do que a DC e a Marvel juntas nos EUA.
Via Jovem Nerd

E esses rumores sobre o Xbox 720???


Existe rumores de que vários estúdios próximos a Microsoft já estejam produzindo conteúdo para a nova plataforma, algumas continuações já foram até citadas como sendo os primeiros possíveis títulos, entre eles Saints Row 4, Gears of War 4 e Forza Motorsport 5 e Alan Wake 2.

Mesmo não existindo nenhuma confirmação da Microsoft sobre o lançamento está mais do que na cara de que eles já trabalham nesse novo console, alguns fatos ajudam a dar sustentação para isso. No filme “Gigantes de Aço” (Real Steel) pode ser visto na platéia um anúncio com o possível logo do Xbox 720.

Agora é só esperar pessoal, porque talvez na E3 alguém cite no mínimo alguma coisinha sobre esse novo console e também sobre o Playstation 4

Novo vídeo da 2ª temporada de Game of Thrones mostra a armadura de Renly


ATENÇÃO! SPOILERS PARA QUEM NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO OU ASSISTIU A PRIMEIRA TEMPORADA DE A GUERRA DOS TRONOS
Em A Fúria dos Reis, o segundo livro das Crônicas de Gelo e Fogo,Westeros está em guerra aberta. Cinco reis exigem o Trono de Ferro de Porto Real, e entre eles, está o irmão de Robert e Stannis Baratheon:Renly, com sua Guarda Arco-Íris.
Para a segunda temporada de Game of Thrones, a produção da HBO queria dar um valor único para a armadura de Renly Baratheon. E ela é a estrela do novo vídeo dos bastidores. Confira aí!
A série volta logo logo, em abril.

Polyphony Digital anuncia edição especial de Gran Turismo 5


Gran Turismo 5 demorou — e atrasou — muito para chegar até os PS3, mas mais uma vez, fez um enorme sucesso. Em seguida, a desenvolvedora lançou alguns DLCs gratuitos, além dos lógicos conteúdos pagos. Mas agora, a Polyphony Digital anuncia a versão Gran Turismo 5 XL Edition!
O ponto alto da nova edição é o preço: nos EUA, ele já sai com o preço de $40 dólares, ao contrário dos $60 dólares do preço de lançamento. A XL Edition ainda vem com todos os DLCs gratuitos incluídos no disco.
E pra dar ainda mais motivo, o pacote vem com um cupom para você baixar todos os DLCs pagos, incluindo: Racing Car Pack, Car Pack 2, Course Pack, Racing Gear Pack, e Paint Pack. Isso tudo se adiciona aos mais de mil carros e 26 locações já inclusos no game original.
Nos EUA, a nova versão chega em 17 de janeiro.

Veja as sensacionais artes de Frank Frazetta para a série clássica de Battlestar Galactica!


A série Battlestar Galactica já tinha um lugarzinho no coração de muitos nerds, mesmo não tendo feito tanto sucesso na época de seu lançamento. O sucesso de verdade veio no remake da série, em 2003, através do SyFy Channel. Mas quem lembra da série de 78 com carinho vai ficar feliz com o material recém redescoberto.
Na época, a emissora ABC contratou ninguém menos que Frank Frazetta, desenhista clássico que simplesmente redefiniu todo o conceito visual do gênero de fantasia Sword and Sorcerypor seu trabalho com Conan, para criar artes de propaganda de BSG.
Há quem diga que o clima pulp do artista não combinou muito com o ambiente de Space Opera da série. De qualquer forma, confira aí:
Frazetta faleceu em maio de 2010, e recebeu cinco prêmios por sua arte. Um Hugo Award em 66, três Chesley Awards em 88, 95 e 97, e um Spectrum Grand Master of Fantastic Art Award em 95.
Via Jovem Nerd