quinta-feira, 7 de julho de 2011

Breaking News 10 do Mundo Nerd.

Cientista de Oxford criam o par de óculos biônicos.


A perda de visão não é nem algo bonito nem tranquilo de se acontecer. Durante anos, tentou-se fazer uma tecnologia que ajudasse pessoas com a vista cansada ou outros problemas oftalmológicos, mas parece que a resposta já estava criada.
Usando tecnologia comum, cientistas de Oxford fizeram um par de óculos avançados, que parecem ter saído de algum filme ou série de ficção científica.
Os óculos serão exibidos na 2011 Royal Society Summer Science Exhibition da Inglaterra, e possui tecnologia de smartphones e consoles de videogame para melhorar o processo da visão humana. O objetivo é ajudar pessoas que já tenham perdido toda a visão, ou que possuem uma ínfima parte dela, devido a doenças ou outras causas, e assim, torná-las mais idependentes.
Funciona assim:
São câmeras de vídeo montadas nos cantos dos óculos para capturar o que o usuário está observando. Enquanto isso, um display de pequenas luzes nas lentes dão informações extras sobre os objetos, pessoas ou obstáculos na visão.
Enquanto isso, um pequeno computador (semelhante a um smartphones), rodando em seu bolso, reconhece objetos na imagem de vídeo, ou então rastreia onde uma pessoa está (ou para que direção ela está indo), utilizando a informação das luzes das lentes em tempo real.
A informação extra sobre o ambiente pode auxiliar as pessoas a navegarem por uma sala, identificar as coisas mais relevantes e localizar objetos próximos. Com isso, as pessoas com pouca visão poderão identificar, por si próprias, caminhos, placas e avisos.
Como a tecnologia já existe, os óculos não seriam caros como se imagina. A estimativa é em torno de $800 dólares por um produto finalizado. A equipe ainda está trabalhando nos protótipos, mas as pessoas já deverão estar usando os mega óculos já por volta de 2012.

(:

Nenhum comentário:

Postar um comentário